Sabia que a Transilvânia é o lar da maior comunidade de ursos-pardos em toda a Europa?
Durante séculos, Homem e Urso partilharam o mesmo espaço e habitat, até que com a crescente urbanização da região, os relatos de encontros fatais entre as duas espécies levaram a um aumento da hostilidade para com estes incríveis animais. Como resultado, os outrora temidos e respeitados ursos passaram a ser caçados e negligenciados pela população local, sendo comuns as histórias de maus-tratos e exploração nas tentativas infrutíferas de domesticação dos ursos da região.
Assim, é com enorme orgulho que a levarTravel apresenta a sua parceria com o Libearty Bear Sanctuary, o maior santuário de ursos-pardos em todo o mundo, e a instituição responsável pela proteção e reabilitação da espécie na região da Transilvânia.
Localização: Zărneşti | Roménia
Área de atuação:Conservação Ambiental e Animal
Através desta parceria, a levarTravel pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo santuário, convidando os viajantes do tour Roménia | Da Paris de Leste à Transilvânia a visitar o espaço, a conhecer os ursos e a ouvir em primeira mão as cruéis histórias que conduziram ao seu resgate.
Em apoio à causa, a levarTravel compromete-se a participar no programa de adoção de ursos disponibilizado pelo santuário. Através de uma contribuição monetária, a agência adotará um dos quase 130 ursos acolhidos na instituição, apoiando a mesma na alimentação e tratamento médico dos seus “residentes”, bem como na manutenção do espaço. Desta forma, poderemos ajudar a garantir a continuação do projeto e o futuro resgate de outros ursos em situação de negligência.
Existem várias formas de ajudar esta fundação:
Inaugurado em 2005, o Libearty Bear Sanctuary é um dos projetos da Associação Millions of Friends, a mais velha instituição de proteção animal da Roménia.
Durante décadas, a visão de ursos selvagens presos em jaulas nas imediações de atrações turísticas e restaurantes populares era relativamente comum no país. Assim, foi no terraço de uma unidade hoteleira próxima do Castelo de Bran que Cristina Lapis, fundadora e presidente da associação, encontrou Maya, um enorme urso-pardo confinado numa minúscula e suja jaula feita de metal e cimento, onde ali ficava por vários dias à mercê dos transeuntes que lhe atirassem alguma comida para subsistir. Chocada com a descoberta, mas sem nenhuma autoridade oficial a quem recorrer, Cristina visitou aquele hotel de Bran durante 4 longos anos para levar comida e passar algum tempo com Maya. Foi nesse período que percebeu o quão urgente e necessário seria um espaço onde ursos na mesma situação de Maya pudessem encontrar a felicidade. Um santuário. Contudo, os anos passados num espaço tão pequeno, sem qualquer acesso à natureza ou a qualquer ambiente que se assemelhasse a um habitat natural, acabariam por condenar Maya. Aos poucos, o dócil e amigável urso começou a mostrar sinais de depressão, deixando de comer e começando a mutilar as próprias patas. Cristina acelerou o processo de criação do santuário, procurando espaços, patrocínios e parcerias… mas para Maya já era tarde. Depois de várias cirurgias, tratamentos médicos e terapias de reabilitação, morreria nos braços de Cristina.
Infelizmente, Maya já não pôde correr livremente nem trepar às árvores do santuário, mas foi o seu sacrifício e vida em cativeiro que comoveu e convenceu Cristina a avançar com o estabelecimento do mesmo.
Em 2005, e em honra e memória de Maya, nasceu o Libearty Bear Sanctuary, um dos projetos da Associação Millions of Friends, a mais velha instituição de proteção animal da Roménia. Em conjunto com esta última, fundada em 1997, as associações já foram responsáveis pelo resgate, salvamento e reabilitação de mais de 30.000 animais, entre ursos, cães, gatos, cavalos e até mesmo lobos ou raposas.
Associação Millions of Friends – Visão e Missão
Educação e Sensibilização
A Associação Millions of Friends foi responsável pelo lançamento do primeiro programa educacional de sensibilização para a promoção do bem-estar animal na Roménia, com várias palestras e ações agendadas em escolas um pouco por toda o país. Como em todos os aspetos da vida, também aqui a educação é um fator-chave para assegurar a mudança de mentalidades nas gerações vindouras, especialmente num país que durante décadas ignorou a crescente tensão entre ursos e humanos, bem como o problema crónico de abandono e crueldade animal na Roménia.
Desde o ano letivo de 2013/2014, a associação tem vindo a conseguir promover palestras em várias salas de aulas um pouco por toda a Roménia, com um programa piloto que inclui atividades extra-curriculares importantes para a formação de uma consciencialização face ao tema, como visitas ao santuário, a veterinários e a quintas.
Com mais de 100 artigos noticiosos anuais, a associação conseguiu estabelecer-se como uma ONG de referência no campo do bem-estar animal, assegurando assim um legado e credibilidade que levaram a conceituada National Geographic a considerar o Libearty Bear Sanctuary um dos santuários de animais mais éticos do mundo.