Marrocos, país situado no Norte de África, é considerado a porta de entrada dos ocidentais ao maravilhoso mundo islâmico, devido à sua proximidade geográfica, à amabilidade do povo berbere e à cultura fortemente enraizada por todo o seu território. Marrocos é fascínio, é surpresa e é conforto, pela elegância dos monumentos, pelo contraste cultural e pela hospitalidade do seu povo.
É o despertar de sensações, sentimentos e emoções, onde as paisagens do deserto seco trazem à memória o povo nómada, a leve brisa marítima refresca o espírito conquistador, a história e cultura islâmica espelham a origem dos edifícios rendilhados, as multidões vagueiam pelas medinas lembrando os comerciantes e as especiarias coloridas enfeitam uma gastronomia de influências variadas.
Um país orgulhoso do seu passado, refletido no seu quotidiano através de gestos, olhares, movimentos, cheiros, sabores, características, objetos e marcas.
Vais poder vaguear na medina e fazer compras no souk em Marraquexe, partilhar momentos únicos com os povos berberes no deserto de Merzouga, apreciar a beleza das Montanhas Atlas, deambular na cidade azul de Chefchaouen, apreciar os locais a trabalhar as peles em Fès, e muito mais!
Podemos levarT?
29 Maio - 06 Junho 2021 | €930 |
Bem-vindo/a a Marrocos! Este dia está reservado ao voo de chegada à cidade imperial de Fès. O líder da levarTravel estará no hotel para receber todos os participantes desta viagem. Quando já estivermos instalados, vamos aproveitar a oportunidade para nos conhecermos melhor e conversarmos sobre o itinerário da viagem.
Aproveita o resto do dia para explorares as ruas movimentadas da medina e teres um primeiro contacto com uma cultura tão diferente, aqui tão perto. Não há atividades agendadas para este dia.
Nota: O voo internacional não está incluído no preço do tour, no entanto, ajudamos-te na marcação do mesmo, sem cobrar taxas de serviço. Envia mensagem para Contacto levarTravel.
Estadia: Riad. Avaliação Fabuloso (booking.com ou sites similares)
Pequeno-almoço bem cedinho, e saída em direção a Chefchaouen, a cidade azul. Esta cidade é muitas vezes descrita como a mais bonita de Marrocos, e por este motivo não nos restava alternativa que não visitá-la. A viagem durará aproximadamente 4h.
Chefchaouen, situada no norte de Marrocos, é uma aldeia pequena, mas repleta de simbolismo. A nossa visita começa pelo bairro mais bonito da cidade: Rif Andaluz. De seguida deslocamo-nos à praça Uta el-Hamman, a mais importante, mas também à praça El Haouta, onde o foco é a pequena fonte central. Vagueamos pela Medina, situada no Bairro Souika, onde nos é transmitido um sentimento de total liberdade e poderemos observar os locais no seu quotidiano.
Durante a tarde, e depois de um almoço volante, visitamos a Kasbah, uma fortaleza imponente bem no centro da vila, onde no seu interior é possível encontrar uma galeria de arte, jardins e o museu etnográfico. Por fim, a Grande Mesquita, datada do séc. XV, e a sua majestosa torre octagonal, visível de qualquer zona da cidade. Se ainda tivermos tempo, subiremos a Montanha Rif, onde se situa a Jemaa Bouzafar, também conhecida como Mesquita Espanhola, para termos uma incrível visão sobre o azul de Chefchaouen.
No final da tarde, teremos a viagem de regresso a Fès, onde iremos pernoitar.
Observação: Durante a visita a Chefchaouen teremos um guia local, pelo que o roteiro poderá sofrer alterações.
Estadia: Riad. Avaliação Fabuloso (booking.com ou sites similares)
Refeições: Pequeno-almoço
Hoje acordamos cedinho, tomamos um bom pequeno-almoço e estamos prontos para explorar a fabulosa cidade de Fès.
A cidade de Fès é considerada a capital cultura de Marrocos e é a sua segunda maior cidade. A nossa visita começa na Choura Tennary, um dos icónicos e mais emblemáticos espaços de Fès, onde os locais trabalham as peles para fazerem peças de vestuário. Dali seguimos até à Mesquita Karaoiyine, a mesquita da universidade de Fès, passando depois pela rua Talaa Kebira, onde os locais trabalham as peles, os tecidos e os azulejos, até chegarmos à Madraça Bu Inania, a mais bela madraça de Fès. Saíremos da Medina Velha, ou Fès el Bali, pela porta Bab Bou Jeloud, uma porta repleta de azulejos azuis.
Depois de uma curta paragem para almoço, a nossa caminhada continua, desta feita em Fès el Jedid. Começamos pela Kasbah Cherarda, as famosas muralhas, e de seguida visitamos o Palácio Dar-el-Makhzen, já no bairro Judeu de Fès, o Mellah.
O final do dia é livre para desfrutares o momento ao teu gosto e ritmo.
Observação: Durante a visita a Fès teremos um guia local, pelo que o roteiro poderá sofrer alterações.
Estadia: Riad. Avaliação Fabuloso (booking.com ou sites similares)
Refeições: Pequeno-almoço
Tomamos um pequeno-almoço reforçado e estamos prontos para mais um dia. O dia de hoje terá uma longa viagem até ao deserto de Merzouga. Durante a viagem, de aproximadamente 7h, poderás desfrutar das incríveis paisagens, partilhar histórias com os elementos do grupo ou simplesmente relaxar.
A chegada ao hotel será durante a tarde, pelo que poderás usufruir da piscina do hotel e do maravilhoso pôr do sol.
No final do dia, o jantar será servido no hotel. Após o jantar, e uma vez no deserto, poderás desfrutar do céu estrelado enquanto bebes um chá marroquino.
Estadia: Hotel. Avaliação Fabuloso (booking.com ou sites similares)
Refeições: Pequeno-almoço e Jantar
Hoje o pequeno-almoço será servido bem cedinho. Acordamos no deserto ainda escuro e saímos do acampamento para o topo das dunas, onde te poderás deslumbrar com o maravilhoso nascer do sol. Logo após este momento, voltamos aos jipes e seguimos caminho até a um acampamento nómada.
***
A manhã será dedicada ao Projeto levarT: Pretendemos com este projeto apelar a todos os viajantes para solidariedade comunitária. A levarTravel procura potencializar o desenvolvimento local, sempre que possível através de trabalho voluntário e contribuições monetárias, doando uma percentagem dos lucros a uma organização/fundação sem fins lucrativos, ou até mesmo a uma família carenciada da região. Nesta viagem visitaremos uma aldeia nómada e as famílias que dela fazem parte, no meio do deserto, onde terás a oportunidade de conhecer a sua realidade e as dificuldades que, infelizmente, fazem parte do seu quotidiano. Pretendemos com este projeto doar produtos essenciais e sustentáveis para o dia-a-dia destas pessoas, que pagam um valor acrescido devida à dificuldade de transporte para a sua localidade.
***
Durante a tarde, visitaremos Rissani, uma aldeia situada nas portas de deserto. Aqui parece que o tempo não passou, tendo esta pequena aldeia conseguido manter as tradições e costumes mais antigos. Vamos poder vaguear no souk, onde o contraste com as grandes cidades é notório, pois é menos procurado por turistas. Visitaremos um oásis, em que os jardins no meio do deserto criam cenários fascinantes.
No final do dia, o jantar será servido no nosso acampamento. Um jantar típico, com os locais vestidos com trajes tradicionais. Animação não faltará com todos à volta da fogueira! Não nos esqueçamos de olhar o céu estrelado, parecendo-se como que um manto estendido sobre nós.
Estadia: Acampamento de luxo
Refeições: Pequeno-almoço e Jantar
Pequeno-almoço no acampamento e estamos prontos para mais uma viagem, bem ao estilo nómada, tipicamente marroquino. Partimos pelo Vale de Dades, onde a mãe Natureza nos presenteia com paisagens absolutamente indescritíveis. As aldeias ao longo do vale criam cenários dignos de registo. Seguimos em direção às Gargantas de Todra, uns desfiladeiros gigantes que deixam deslumbrados até os mais distraídos, guardando imagens nas nossas memórias, e nas nossas máquinas fotográficas.
Durante a tarde, rumamos em direção a Ait Ben Haddou, no sopé do Alto Atlas, junto ao rio Unila, e que fez parte da antiga rota de caravanas entre o Sahara e Marraquexe. É Património Mundial da UNESCO desde 1987. No final do dia, assistiremos a mais um inevitável pôr do sol, onde a luz solar refletida na Kasbah - pequenas fortalezas em argila com uma arquitetura muito peculiar - cria uma experiência única. Pernoitamos nesta fabulosa aldeia.
Estadia: Riad. Avaliação Fabuloso (booking.com ou sites similares)
Refeições: Pequeno-almoço
Hoje começamos o dia com o pequeno-almoço e logo de seguida uma visita à Kasbah, onde terás oportunidade de contactar com os locais que ali habitam e conhecer um pouco melhor o seu modus-vivendi. Poderás deambular pela ruas e ruelas da pequena aldeia, fazer mais umas compras no souk, ou simplesmente apreciar a paisagem enquanto bebes um chá.
Após o almoço, deslocamo-nos até ao Alto Atlas, as segundas montanhas mais altas do continente africano, tendo o seu pico no Jbel Toubkal, a mais de 4.000 metros de altitude. Estas montanhas são portadoras de uma beleza natural fascinante, descrevendo paisagens de cortar a respiração, onde o terreno árido e seco em tons acastanhados contrasta com os vales mais densos e húmidos de tons verdejantes. Cruzaremos várias aldeias berberes, enquanto desbravamos caminho pelas sinuosas estradas da montanha.
No final do dia teremos a nossa última viagem, com Marraquexe como destino, onde pernoitamos.
Estadia: Dar. Avaliação Fabuloso (booking.com ou sites similares)
Refeições: Pequeno-almoço
Após um despertar tranquilizante no riad, tomamos um bom pequeno-almoço e preparamo-nos para o último dia desta aventura.
O nosso dia começa com a visita a Cyber Park, um jardim botânico do séc. XVIII, onde um sentimento de paz e serenidade nos invade, transmitido pelo perfume das flores e do chilrear dos pássaros que por ali habitam. Continuamos a nossa caminhada, e avistamos a maior mesquita de Marraquexe, a Koutoubia, um imponente edifício construído no séc. XII. Nas traseiras, localiza-se o Parque Lalla Hasna, um espaço verde com vista privilegiada para a mesquita. A nossa última paragem durante a manhã será nos Túmulos Saadianos, mausoléu coletivo onde foram sepultados vários membros da dinastia saadiana, que reinou Marrocos nos séculos XVI e XVII.
Fazemos uma pequena pausa para almoço, para de seguida continuarmos a explorar a magnífica cidade de Marraquexe.
Da parte da tarde, a visita começa no Palais de la Bahia, palácio construído em meados do séc. XIX, situado na medina da cidade, no lado norte da Mellah (bairro judeu). Seguimos para o Museu de Marraquexe, onde poderemos apreciar arte marroquina moderna e tradicional, livros históricos, moedas e cerâmicas das culturas berbere, judaica e islâmica.
No final da tarde , regressamos à praça de Jemaa para desfrutarmos de um chá enquanto assistimos ao pôr do sol no Café Paris.
Sugestão (atividade extra): Para jantar sugerimos o icónico restaurante Zeitoun, com vista para a praça Jemaa el Fna, iluminada, dando-lhe um ar elegante e imponente.
Estadia: Dar. Avaliação Fabuloso (booking.com ou sites similares)
Refeições: Pequeno-almoço
Pequeno-almoço e final do tour. A aventura dá lugar aos abraços apertados de despedida antes do inevitável regresso ao país de origem.
Partimos de coração cheio. Gratos pela confiança!
Refeições: Pequeno-almoço