O Sri Lanka é um país que, infelizmente, ainda sofre com as desigualdades entre géneros, o que nos deixa perplexos perante tamanha injustiça. Para minimizar o sentimento de impotência diante este cenário triste e nos sentirmos mais úteis dando um contributo positivo, é neste contexto que pretendemos desenvolver o Projeto levarT neste país incrível.
É com orgulho que estabelecemos uma colaboração com a Rosie May Foundation, uma instituição social que permite uma melhor qualidade de vida a Mulheres vítimas de violência doméstica, mães-solteiras, entre outras situações.
Localização: Seenigama | Sri Lanka
Área de atuação: Apoio Social
Com esta parceria, a levarTravel pretende ajudar a desenvolver este fantástico projeto, levando os viajantes do programa Sri Lanka | A Pérola do Índico a visitar as instalações da Rosie May Foundation. Durante esta atividade ajudaremos esta associação da seguinte forma:
1) Usando os serviços Tuk-Tuks das mulheres da fundação, apoiando o projeto The Future is Pink;
2) Visitando a pré-escola apoiada pela fundação;
3) Almoçando nas humildes instalações, uma refeição preparada gentilmente pelas mulheres para os nossos viajantes.
Em troca, teremos o prazer de ouvir em primeira mão a sua história, missão e valores, assim como testemunhos de projetos com final feliz.
A levarTravel propõe-se a contribuir monetáriamente a esta fundação, doando uma percentagem dos lucros desta viagem, para a continuação e desenvolvimento deste projeto que nos orgulhamos de dar a conhecer.
Existem várias formas de ajudar esta fundação:
Rosie May Foundation – A História
A Rosie May Foundation foi fundada por Graham e Mary Storrie, um casal inglês, em Dezembro 2003. Esta fundação foi criada para dar resposta às doações que estavam a ser feitas à Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica de Sheffield, no Reino Unido, hospital que deu total apoio à filha de ambos, Rosie May, uma criança de 10 anos que foi asfixiada no dia de Natal por um rapaz de 17 anos, onde viria a falecer poucos dias depois.
Em Dezembro 2004, esta família encontrava-se devastada pelo acontecimento do ano anterior, tendo optado por passar o Natal no Sudeste Asiático, mais concretamente no Sri Lanka, para apagar as trágicas memórias. Foi aqui que este casal e os dois filhos, no dia de Natal, decidiram plantar uma palmeira em memória da pequena Rosie May. No Boxing Day (dia 26 de Dezembro), um tsunami atingiu aquela zona do globo, tendo causado a morte a mais de 230 mil pessoas e deixado vários países devastados. Felizmente, esta família sobreviveu. Curiosamente, voltaram ao lugar onde tinham plantado a pequena palmeira, tendo também ela sobrevivido. Nesse momento sentiram uma força extra e que aquela árvore representava a memória da sua filha, e decidiram criar a Rosie May Foundation. Os trágicos acontecimentos transformavam-se em vontade e determinação na criação de algo extraordinário, deixando um legado vivo de Rosie May. O primeiro projeto era denominado Rosie May Home, um lar para acolher crianças que tinham perdido os seus pais no tsunami.
Rosie May Foundation – Visão, Valores e Missão.
A Rosie May Foundation tem uma visão, uns valores e uma missão que vão de acordo com o que pretendemos no Projeto levarT, que se baseiam em:
Rosie May Foundation – Projetos no Sri Lanka
A Rosie May Foundation tem, de momento, 4 projetos em crescente desenvolvimento no Sri Lanka, onde o objetivo comum é uma contínua melhoria na qualidade de vida de crianças, mulheres e famílias, que pelas mais variadas causas foram interrompidas e/ou impedidas de seguirem os seus sonhos e serem felizes. Os 4 projetos são: